31/10/2023

O Dia de Finados é uma data religiosa comemorada em 2 de novembro, na qual os católicos lembram e oram pelos seus entes queridos que já partiram. É um dia de reflexão e saudade, mas também de esperança na vida eterna.

Neste artigo, vamos falar tudo o que você precisa saber sobre o Dia de Finados na Igreja Católica Apostólica Romana. Vamos abordar os seguintes tópicos:

  • Origem e história
  • Significado religioso
  • Práticas e tradições
  • Orações e missas
  • Origem e história

A celebração do Dia de Finados tem origem no cristianismo primitivo, quando os cristãos se reuniam nos cemitérios para rezar pelos seus mortos. No século VII, o Papa Gregório III instituiu a celebração de uma missa em memória dos fiéis defuntos no dia 1º de novembro. No século XI, o Papa Pascoal II transferiu a celebração para o dia 2 de novembro, data que coincide com a festa de Todos os Santos.

 

Significado religioso

O Dia de Finados é um dia de reflexão e saudade, mas também de esperança na vida eterna. Para os católicos, a morte não é o fim, mas sim uma passagem para uma vida nova, junto de Deus.

Neste dia, os católicos rezam pelos seus entes queridos que já partiram, pedindo a Deus que os acolha em sua misericórdia. Eles também expressam sua saudade e amor por aqueles que foram embora.

 

Práticas e tradições

No Dia de Finados, os católicos costumam visitar os cemitérios para orar pelos seus entes queridos. Eles também costumam colocar flores e velas nos túmulos.

Além disso, muitas igrejas católicas realizam missas e celebrações especiais em memória dos fiéis defuntos.

 

Orações e missas

No Dia de Finados, os católicos costumam rezar as seguintes orações:

 

Oração pelos falecidos:

"Ó Deus, que nos mandastes recordar os nossos irmãos e irmãs que partiram, concedei-nos a graça de nos unirmos a eles na esperança da ressurreição. Que eles encontrem a paz eterna e a luz sem fim. Por Cristo, nosso Senhor. Amém."

 

Oração do Pai Nosso pelos falecidos:

"Pai Nosso, que estás no céu, santificado seja o teu nome. Venha a nós o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu. Dá-nos hoje o nosso pão de cada dia. Perdoa-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido. E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal. Amém."

 

Oração do Credo pelos falecidos:

"Creio em um só Deus, Pai Todo-Poderoso, Criador do céu e da terra, de todas as coisas visíveis e invisíveis. Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigênito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos: Deus de Deus, Luz da Luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, gerado, não criado, consubstancial ao Pai. Por ele todas as coisas foram feitas. E por nós, homens, e para nossa salvação, desceu dos céus, e encarnou pelo Espírito Santo no seio da Virgem Maria, e se fez homem. Também por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos; padeceu e foi sepultado. Ressuscitou ao terceiro dia, conforme as Escrituras, e subiu aos céus, onde está sentado à direita do Pai. E de novo há de vir, em sua glória, para julgar os vivos e os mortos; cujo reino não terá fim. Creio no Espírito Santo, Senhor que dá a vida, e procede do Pai e do Filho; e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado. Ele que falou pelos Profetas. Creio na Igreja una, santa, católica e apostólica. Professo um só batismo para remissão dos pecados. E espero a ressurreição dos mortos e a vida do mundo que há de vir. Amém."

 

Conclusão

O Dia de Finados é uma data importante para os católicos, pois é um dia de reflexão, saudade e esperança. É um dia para lembrarmos dos nossos entes queridos que já partiram e para pedir a Deus que os acolha em sua misericórdia.