06/03/2023

Veneráveis na Igreja Católica: conheça as etapas do processo de reconhecimento das virtudes heroicas

Os Veneráveis são pessoas que foram reconhecidas pela Igreja Católica como tendo vivido uma vida virtuosa e exemplar, mesmo que ainda não tenham sido canonizadas como santas. Esse reconhecimento é uma das etapas do processo de canonização, e significa que a Igreja reconhece que a pessoa viveu as virtudes cristãs em um grau heroico, e que sua vida é um exemplo para os fiéis.

Para receber o título de Venerável, a pessoa precisa ter suas virtudes comprovadas e reconhecidas pela Igreja, por meio de um processo de investigação rigoroso e detalhado, que envolve a coleta de testemunhos, documentos e outros elementos que possam comprovar a vida virtuosa do candidato. O processo é conduzido pela Congregação para as Causas dos Santos, em Roma, e pode levar anos ou até mesmo décadas para ser concluído.

Após ser reconhecido como Venerável, o candidato pode ser venerado pelos fiéis, ou seja, pode ser objeto de veneração pública e privada, com orações e outras formas de devoção. No entanto, para ser beatificado e canonizado, é necessário que o Venerável tenha um milagre comprovado, no caso da beatificação, e mais um milagre para a canonização.

Vale lembrar que o reconhecimento de uma pessoa como Venerável não é uma garantia de que ela será beatificada ou canonizada. Cada etapa do processo de canonização envolve critérios rigorosos e exige a comprovação de fatos concretos e incontestáveis, para que a Igreja possa declarar a santidade de uma pessoa.